Elon Musk revelou que a plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, está migrando para um “sistema de pagamento mensal pequeno” porque “é a única maneira que consigo pensar para combater vastos exércitos de bots”1. Em uma discussão com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Musk sugeriu que a estrutura de preços seria inferior aos $8 por mês do Twitter Blue, seu serviço de assinatura premium1.
Musk afirmou que deseja que o valor seja apenas uma pequena quantia em dinheiro1. Ele acredita que essa é a única defesa contra os exércitos de bots, já que a inteligência artificial está se tornando cada vez melhor e capaz de passar em testes de CAPTCHA melhor do que os humanos1. Musk já havia reclamado sobre a batalha do X/Twitter contra bots e, desde que comprou a plataforma no ano passado, também considerou colocá-la atrás de um paywall1.
As declarações de Musk ocorrem em um momento em que a empresa enfrenta uma perda de receita com publicidade1. Em julho, Musk escreveu que a empresa havia registrado uma queda de quase 50% na receita com anúncios1. Além disso, ele já havia anunciado recursos para permitir que editores de mídia cobrassem dos usuários por artigo e compartilhassem receita de anúncios com criadores de conteúdo711.