As criptomoedas estão em ascensão novamente, impulsionadas pelo otimismo em torno da possível introdução de um ETF (Exchange Traded Fund) de Bitcoin à vista. No entanto, não importa o quão forte seja essa alta, ela não convencerá um dos maiores críticos da indústria – Warren Buffett. O Bitcoin subiu 10% na última semana, chegando a ultrapassar brevemente os $30.000, à medida que crescem as esperanças de que um ETF de Bitcoin à vista seja em breve aprovado1.
A ideia entre os entusiastas é que tal veículo legitimaria ainda mais o token digital e atrairia uma onda de dólares de investimento, empurrando o preço do Bitcoin ainda mais alto. No entanto, seja um ETF de Bitcoin se tornando realidade em breve ou não, isso não alterará a tese do Oráculo de Omaha sobre as criptomoedas, que é de que elas são ativos altamente especulativos e não produtivos1.
Buffett, que uma vez famosamente chamou o Bitcoin de “provavelmente veneno de rato ao quadrado”, comparou o fenômeno do Bitcoin à mania das tulipas na Holanda no início dos anos 1600. “Tudo o que você está contando é se a próxima pessoa vai pagar mais porque ela está… ainda mais animada com outra próxima pessoa chegando. Mas o próprio ativo não está criando nada”, disse Buffett em uma entrevista à CNBC em 20181.
O lendário investidor de 93 anos também disse que o Bitcoin falhou em atender à definição de uma moeda, pois seu preço flutua com o dólar. Os entusiastas das criptomoedas tendem a pensar que o Bitcoin é um meio superior de pagamento, dada sua tecnologia subjacente e descentralizada. “Não é um meio durável de troca. Não é uma reserva de valor”, disse Buffett em uma entrevista à CNBC em 20141.
Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire, é ainda mais vocal em sua aversão às criptomoedas, chegando a dizer que as moedas digitais são uma combinação maliciosa de fraude e ilusão, “boas para sequestradores”. Munger apoia a proibição das criptomoedas nos EUA1.
Buffett acredita que o token digital não tem valor porque não entrega nada. Ao contrário das fazendas, que produzem alimentos, e dos imóveis, que produzem aluguel, as criptomoedas dependem do sentimento do mercado e da dinâmica de oferta e demanda1.
Em suma, apesar da crescente aceitação do Bitcoin pelo mundo tradicional de finanças e investimentos, Warren Buffett mantém sua postura cética em relação à criptomoeda. Ele acredita que não é um ativo produtivo e não produz nada tangível. Mesmo os entusiastas do Bitcoin tendem a considerar a criptomoeda como um ativo passivo que os investidores compram e mantêm na esperança de ver um aumento de preço ao longo de um longo período3.