O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto (SP) foi reconhecido como Arranjo Produtivo Local (APL).

Com a aprovação, as microcervejarias da região terão maior acesso às políticas públicas, linhas de crédito e redução de alíquotas. O Polo Cervejeiro também será beneficiado, pois receberá  incentivos para estruturação e promoção de suas atividades.

A aprovação do projeto ocorreu na da Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

O projeto apresentado à Secretaria foi elaborado a partir de uma parceria entre o Supera Parque e Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto. O documento enfatizou a importância da aprovação do APL e explica o peso histórico da produção de cervejas artesanais na cidade, além do reflexo econômico para a região.

Segundo Augusto Balieiro, integrante do polo e administrador da Cervejaria Walfanger, a aprovação do polo como APL contribui para o desenvolvimento da atividade na região.

“O polo cervejeiro está bem representado e estruturado, trazendo bastante destaque para Ribeirão Preto. O reconhecimento do polo como um Arranjo Produtivo Local vai ajudar ainda mais a potencializar e articular nossas ações, que desde o início recebem apoio e consultoria da ACIRP por meio do projeto Empreender”, define.

Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto

Cervejarias integrantes do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto