Cervejaria planeja estrear na segunda quinzena de março; Capacidade é de 8 mil litros mensais; Inicialmente serão ofertados 9 receitas diferentes

Com estimativa de abertura na segunda quinzena de março, a Cervejaria Espírito Santo finaliza os detalhes para entregar a população de Vitória (ES) mais de 8 mil litros de cerveja artesanal por mês.

No início de fevereiro a cervejaria recebeu o registro do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para produzir e comercializar cerveja.

Serão mais de oito rótulos inicialmente: Kölsch, Red Ale, Pale Ale, Oatmeal Stout, Altbier, Cream Ale, Vienna Hibisco, English Amber Ale, Arabic Porter.

Em conversa com o MalteMoney, Fabiano Có, proprietário da Cervejaria Espírito Santo, contou sobre os preparos para aprovação no MAPA,  o planejamento da cervejaria nesta fase inicial e como está o cenário cervejeiro em Vitória e região.

Interior da Cervejaria Espírito Santo

Interior da Cervejaria Espírito Santo

Como foi o processo de adequação da cervejaria às normas do MAPA?

Foi um processo criterioso e demorado. Em julho de 2017 demos entrada em nosso pedido junto ao Ministério de Agricultura, durante todo esse período utilizamos o checklist fornecido por eles para efetuar os acertos e adaptações em nossas instalações. Estes procedimentos permitiram que a vistoria fosse realizada e o resultado fosse satisfatório e favorável, resultando em nossa aprovação para iniciar as atividades.

Quais conselhos vocês dão para as cervejarias que estão em processo de adaptação às normas?

Além de dar total atenção ao checklist do MAPA, é fundamental que haja uma aproximação com os fiscais daquele órgão. Os fiscais são acessíveis para que sejam tiradas dúvidas com relação às instalações e seus projetos.

Visitar outras cervejarias também é de suma importância para entender as exigências legais que o negócio requer. Infelizmente existem algumas interpretações diferentes de fiscais para fiscais, de região para região, logo é importante estar preparado para eventuais contratempos e necessidades de acerto documental e físico da fábrica.

Quando vocês esperam abrir as portas da cervejaria para o público de Vitória?

Nossa ideia é abrir a fábrica para visitação, bem como o bar da fábrica, na segunda quinzena de março. Queremos muito receber os clientes e amigos em nosso espaço, fortalecendo a cultura cervejeira local, com o conceito do beba local.

 

Fachada da Cervejaria Espírito Santo

Fachada da Cervejaria Espírito Santo

Quanto a Cervejaria ES produzirá neste momento inicial?

Para início das atividades nossa intenção é de produzirmos 8 mil litros a cada 20 – 25 dias. Mas já pensamos em uma expansão num futuro próximo. Temos certeza que teremos demanda pois o mercado de cervejas artesanais está bem aquecido.

Quais  cervejas serão produzidas?

Temos aproximadamente 35 receitas já testadas, boa parte delas inclusive foi medalhista em concursos que participamos quando ainda éramos paneleiros. As escolas cervejeiras que seguimos são: alemã, belga, americana e inglesa.

Algumas das opções que teremos são seguintes receitas: Kölsch, Pale Ale, Red Ale, English Amber Ale, Oatmeal Stout, American IPA, Vienna Hibisco, Cream Ale, Altbier e New England IPA. Temos ainda várias outras receitas que vamos colocar no mercado, será só uma questão de tempo.

 

Cervejas da Cervejaria Espírito Santo

Produção da Cervejaria Espírito Santo

Pretendem distribuir inicialmente suas cervejas em quais cidades da região?

Nossa intenção é trabalhar, dentro de nossas possibilidades, todos os mercados que sejam viáveis.

Iniciaremos pela grande Vitória, que é composta pelas maiores cidades do entorno da capital Vitória, e se possível, estabeleceremos parcerias no interior do Estado.

Temos a intenção também de fazermos parcerias com outras cervejarias e produzir cervejas colaborativas. Isso certamente trará uma projeção legal para a Cervejaria Espírito Santo.

Como está o mercado cervejeiro em Vitória?

O mercado cervejeiro está iniciando um crescimento mais ordenado, com o aparecimento de novos projetos, cervejarias, brew pubs, lojas de insumos, cervejarias ciganas e feiras destinadas ao setor.

Este movimento está se espalhando por todo o Espírito Santo. Acreditamos ser um processo sem volta, que colocará o Estado em evidência num curto espaço de tempo.

Sócios da Cervejaria Espírito Santo

Sócios da CES: Fabiano Có, Carlos Henrique Menezes, Alessandro Pereira Lins e Vinícius Lucas Carão.