O BlackRock iShares Bitcoin ETF (IBIT) tornou-se o primeiro produto de bitcoin spot recentemente lançado a atingir $2 bilhões em ativos sob gestão (AUM). Este marco não inclui o Grayscale’s GBTC, que tinha quase $30 bilhões em AUM no momento de sua conversão de um fundo fechado para um ETF spot.
Os investidores adicionaram cerca de $170 milhões ao IBIT na quinta-feira, com o fundo comprando quase mais 4.300 bitcoins (BTC), elevando o total de tokens detidos para 49.952. Com o preço do bitcoin subindo bem acima do nível de $40.000 na sexta-feira, isso elevou o AUM para mais de $2 bilhões.
Agora, com mais de $2 bilhões em AUM, o fundo ocupa o terceiro lugar na captação de ativos entre todos os mais de 600 ETFs lançados no último ano. Nate Geraci, presidente da ETF Store, acredita que o IBIT poderá em breve assumir a coroa como o número um.
O próximo fundo a cruzar a marca de $2 bilhões provavelmente será o Fidelity’s Wise Origin Bitcoin Fund (FBTC), que detinha pouco menos de 44.000 bitcoins em 25 de janeiro.
Perguntas Frequentes
O que é um ETF?
ETF é a sigla para Exchange Traded Fund, que é um fundo de investimento negociado em bolsas de valores, assim como as ações. Eles são projetados para acompanhar o desempenho de um índice específico.
O que é Bitcoin Spot?
Bitcoin Spot refere-se à compra ou venda de bitcoin para entrega imediata, ou “no local”. Em outras palavras, é a compra ou venda real do bitcoin, em contraste com derivativos de bitcoin, como futuros ou opções.
O que é AUM?
AUM é a sigla para Assets Under Management, que se refere ao valor total de dinheiro que uma instituição financeira ou consultor de investimentos gerencia em nome dos clientes.
O que é um fundo fechado?
Um fundo fechado é um tipo de fundo de investimento que tem um número fixo de ações e não emite novas ações à medida que mais investidores investem. As ações de fundos fechados são negociadas em bolsas de valores, assim como as ações.