O Citibank, terceiro maior banco dos Estados Unidos, iniciou uma série de demissões em massa como parte de uma reestruturação planejada de sua estrutura corporativa. A CEO Jane Fraser anunciou em setembro novos chefes de divisão, sugeriu demissões e afirmou que as “mudanças finais” serão concluídas até março do próximo ano. As primeiras rodadas de demissões afetarão chefes de gabinete, diretores administrativos, advogados corporativos e alguns funcionários de nível inferior. As demissões finais poderiam afetar 10% da força de trabalho da empresa. O Citibank tem mais de 240.000 funcionários em todo o mundo1.
A reestruturação, conhecida internamente como “Projeto Bora Bora”, tem deixado os funcionários apreensivos. Os gerentes e consultores que trabalham na reorganização de Fraser discutiram cortes de empregos de pelo menos 10% em vários negócios importantes. Os executivos verão cortes além de 10% devido ao impulso de Fraser para eliminar gerentes regionais, co-chefes e outros com responsabilidades sobrepostas3.
O Impacto das Demissões
As demissões em massa no Citibank fazem parte de uma onda de demissões em grandes bancos em todo os EUA. Com exceção do JPMorgan Chase, os cinco maiores credores do país cortaram 20.000 posições em 2023, com demissões adicionais esperadas à medida que o mundo financeiro lida com o impacto contínuo das taxas de juros no setor de hipotecas5.
FAQ
1. Por que o Citibank está demitindo funcionários?
O Citibank está passando por uma reestruturação corporativa significativa, conhecida como “Projeto Bora Bora”. Como parte dessa reestruturação, o banco planeja eliminar camadas de gerenciamento e funções sobrepostas, o que resultará em demissões.
2. Quantos funcionários serão afetados pelas demissões?
Embora o número exato ainda não tenha sido divulgado, estima-se que até 10% da força de trabalho do Citibank possa ser afetada. Isso poderia representar cerca de 24.000 funcionários, dado que o Citibank emprega mais de 240.000 pessoas em todo o mundo.
3. Quem será afetado pelas demissões?
As primeiras rodadas de demissões afetarão chefes de gabinete, diretores administrativos, advogados corporativos e alguns funcionários de nível inferior. No entanto, espera-se que as demissões se estendam a mais funcionários de nível inferior até fevereiro.
Glossário
Reestruturação Corporativa: Um processo em que uma empresa faz alterações significativas em sua estrutura operacional ou estratégia de negócios. Isso pode incluir mudanças na organização hierárquica, na estratégia de negócios ou na alocação de recursos.
Demissões em Massa: Um termo usado para descrever a demissão de um grande número de funcionários de uma empresa de uma só vez.
Projeto Bora Bora: O nome de código interno para a reestruturação corporativa em andamento no Citibank, liderada pela CEO Jane Fraser.